Era horário de almoço. Todos os dias os funcionários da empresa são destinados a locais diferentes para o almoço. E eu me dei ao luxo de sair da regra, pagar a refeição e saborear algum item do cardápio do Croasonho Café – em Lajeado.
Ao me acomodar e encontrar outras colegas do jornal, reparei que havia um objeto a mais em cima da mesa do restaurante. Era um livro, que estava entre o portaguardanapos e aquela sugestão rápida para o pedido. Com 146 páginas, a marcação – aquela feita quando se para de ler – estava entre a 28 e a 29.
Pego o “A Favor do Vento”, sem reparar muito na capa e pergunto para as colegas de quem é. Uma delas responde que algum frequentador do lugar deveria tê-lo esquecido. Folheio. Procuro por algum nome e vejo uma mensagem na folha de rosto, ainda sem entender.
Olho detalhadamente a capa, e, em um bilhete colado – que até esse momento eu ignorei – vejo a mensagem “Achei você! Me leva para casa? Sou um presente da Unimed para você”.
O presente é exibido para as colegas, que sorriem e buscam entender o que acontecia.
Prossigo lendo a mensagem: “Acesse algum dos canais da Unimed, listados abaixo, e conte como me encontrou. Depois da leitura, me passe adiante e faça outra pessoa voar. Tenha uma atitude sustentável, ajude a espalhar a cultura e prestigie a 6ª Feira do Livro de Lajeado, de 9 a 14 de agosto, no Parque do Imigrante”.
Prossigo lendo a mensagem: “Acesse algum dos canais da Unimed, listados abaixo, e conte como me encontrou. Depois da leitura, me passe adiante e faça outra pessoa voar. Tenha uma atitude sustentável, ajude a espalhar a cultura e prestigie a 6ª Feira do Livro de Lajeado, de 9 a 14 de agosto, no Parque do Imigrante”.
Pena que meu pedido chegou logo e que tinha esquecido meus óculos na redação. Queria começar a ler instantaneamente.
Para compensar, adicionei uma mensagem ao meu vício: o Twitter. “Achei o livro do patrono da Feira do Livro de Lajeado, Duca Leindecker. Presente da @UnimedVTRP http://t.co/yD59kCm”. Logo ganhei um RT de uma seguidora, elogiando a obra. Fiquei com mais vontade de ler.
Voltei para a redação do jornal e comecei a contar a história para os outros colegas. Afinal, não é todos os dias que se ganha um livro. E para cumprir o que foi pedido no bilhete, a fila de espera para a leitura desse exemplar já está formada.
As pessoas dizem que nunca mudaremos o mundo. Mas isso acontece com iniciativas como a da Unimed. Essa me animou, por gostar de leitura e por me oportunizar conhecer uma das obras do patrono da Feira do Livro de 2011. E espero que o hábito de outras pessoas mudem com atitudes sustentáveis como essa.
Obrigada UnimedVTRP.
E uma boa leitura, em especial para mim.
Saiba mais
Facebook – WWW.facebook.com/UnimedVTRP
Twitter - @UnimedVTRP
Orkut – Unimed VTRP
Blog – WWW.blogunimed.com.br
Telefone – 0800 051 1166 begin_of_the_skype_highlighting 0800 051 1166 end_of_the_skype_highlighting
Email – unimedvtrp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário