terça-feira, 11 de setembro de 2012

Formação de atletas.


Enquanto os jogos olímpicos ocorrem em Londres e alguns atletas brasileiros se destacam, deviam ser repensadas as formas de se incentivar e torcer pelos representantes do país nessas competições.

Podem-se ver nestas Olimpíadas, esportes pouco praticados no país, em que competiram atletas que surpreenderam ao ganhar medalhas. Surpreenderam pelo pouco incentivo na modalidade e por não se conhecer o potencial de cada competidor.

Por isso, a cada quatro anos a expectativa fica em cima e sob pressão para os últimos campeões, como César Cielo.

Em Pequim, 2008, o nadador ganhou medalha de ouro na natação, na prova dos 50 metros. Durante quatro anos, foi a esperança para o Brasil aumentar o quadro de medalhas em Londres.

E isso provavelmente ocorrerá em quatro anos com Arthur Zanetti. O ginasta subiu ao pódio ao vencer a prova de argolas ontem, ganhando a segunda medalha de ouro no país nestes jogos. Claro que todos torcerão por ele no Rio, em 2016. O problema é que o povo brasileiro não vê o que ocorre com o atleta em quatro anos. Apesar de muito treinamento e outras competições, o corpo de um atleta tem muito desgaste e dificulta o mesmo desempenho.

Os treinos e a exigência aumentam, depois de uma conquista na olimpíada, e ninguém quer perder em um esporte. Se o povo brasileiro se decepciona com uma derrota, imagina como é o sentimento do atleta, que dedica horas diárias ao treino.

Apesar de o Brasil ter uma das maiores delegações e grande parte competir em esportes coletivos, falta incentivo para as outras modalidades, menos para o futebol masculino.

Enquanto assistia a provas de atletismo no fim de semana, comentei com o namorado que, durante as aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental e no Médio, os alunos da escola onde estudei tiveram a oportunidade de praticar esportes, que deveriam ser praticados como qualquer outro: arremesso de peso, salto em distância, salto em altura, arremesso de dardo, disco e provas de corrida. Lembro que o meu tempo nos cem metros rasos era o pior da turma. E ao relembrar essas modalidades, entristeci ao reparar pouquíssimos brasileiros competindo no atletismo.

O namorado, que assistia ao lado lamentou:

- Nunca tive essas modalidades em minhas aulas de Educação Física. Imagina como os resultados seriam diferentes, se em todas as escolas tivesse a oportunidade de praticá-las.

Se mais gente incentivasse qualquer modalidade esportiva, o país não estaria tão sedento por alguns campeões. Enquanto o investimento de milhões continuar só em um esporte, a resposta para “o que você quer ser quando crescer?” será sempre jogador de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário