quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Nunca vi meu pai sem barba.

Hoje meu pai está de aniversário e dentre todas as coisas que mais me chocam quando penso no meu pai é que eu nunca o vi sem barba.

Peraí Mariana, como assim?

Claro que meu pai não nasceu com barba, e que eu nasci há 25 anos e que eu não sei desde quando ele decidiu deixar a barba crescer. Será que algum dia meu pai já fez a barba?

Quando vem a imagem do meu pai eu imagino ele assim:

Meu pai: mais barbudo do que nunca

Já vi fotos dele sem barba e falava pra minha mãe: - Não mãe, esse não é o pai. Não posso acreditar.
Pra sorte da minha mãe, que não se incomoda com a situação (já se acostumou), no casamento ele estava sem barba. Assim:

Ó, seus lindos!

 Aqui tem mais uma do meu pai e da minha mãe sendo musos:

O pai é o da direita, em pé

Um minuto. Espera.

Estou aguardando minha mãe gritar lá do computador: - Quando eu me casei eu pesava 48 quilos. Quantos tu tem agora Mariana?

Mas, voltando ao assunto, de quilos para barba, eis que em uma formatura no Salão de Atos da UFRGS, fiz uma proposta para o pai:

“É o seguinte. Se eu ou o Mateus nos formarmos aqui, tu apareces na formatura sem barba?”. E ele topou. Mas a esperteza dele é maior que a minha. Vai ver, é por isso que não consegui passar no vestibular na UFRGS, muito menos, me formar lá. Mas eu ainda tenho esperanças. O Mateus não se formou ainda. Vai que né.

A mãe até cogita outras propostas, como, por exemplo, ele fazer a barba para o meu casamento. Depois de 25 anos vendo meu pai com barba, seria muito estranho ele tirar a barba. Já é característica dele. As pessoas nem reconheceriam ele na rua.

Já pensei até em um discurso: “Sr. Barbeador, traz meu pai de volta?”

Mas confesso que com essa história de barba posso ter deixado de dar alguns beijos no meu pai por receber umas espetadas na cara, ou por pensar: “será que ele sente alguma coisa com essa barba toda?”.

Por outro lado, uma barba bonita e bem feita traz credibilidade e um ar de sério. Não por menos, tive ex-namorados com medo de conhecer meu pai (claro que o fato da barba não significou muito nesse caso, e sim o fato do meu pai ser pastor).

E toda vez que eu precisei de dinheiro, recorri à minha mãe. O pai já tirava da manga uma lista de perguntas, mesmo eu dizendo: “Pai, eu te amo”. “Pra quê? Quanto tu quer? Mas quanto custa uma água? Mas me devolve o troco”. Tudo culpa da barba.

Pai, me dá dinheiro? Gastei tudo em compras que estão nessas sacolas aí

Como ele lidaria com uma pentelha dessas sem uma barba pra passar a mensagem “me respeita”?



Enfim, pai. Não tenho o sonho de que tu tires a barba. Com ou sem barba, te admiro e desejo que tu continues sendo esse pai exemplar, que sempre fez de tudo para a família e para os filhos. Meu desejo de um feliz aniversário, e que Deus te abençoe e te proteja em mais um ano de vida. Te amo, e não preciso de dinheiro. 

Vamos ao que interessa. Cantar parabéns e comer

Um comentário:

  1. Oi, Mari! Teus textos são incríveis e teu pai mais ainda. Realmente nunca tinha parado para pensar que nunca vi ele sem barba. hehehe
    Manda meus parabéns, de coração, ele é um cara encantador, cheio de vida e um exemplo de pai!
    Um beijo, família! Saudades, amo vocês!

    ResponderExcluir